quarta-feira, 24 de junho de 2009

Andrea Pirlo, o génio


"quando vejo o que o Andrea consegue fazer com a bola, fico a pensar como é que eu posso ser jogador de futebol" - Gennaro Gattuso

se eu tivesse protagonismo para tal e me perguntassem o que achava de Pirlo, utilizava as mesmas palavras de Gennaro Gattuso, seu companheiro de equipa (não por muito mais tempo, espero) no A.C. Milan. se virmos um jogo em que esteja Andrea, destaca-se de qualquer outro jogador dentro de campo pela sua elegância e o carinho com que trata a bola. com 16 anos estreou-se na Serie A italiana, adivinhando-se um futuro promissor. muito diferente de outros médios italianos, é a classe e a fantasia que reina no seu futebol, características típicas de um médio ofensivo. porém a sua atleticidade e a sua inteligência permitiram-no tornar-se num médio completo em que faz posições tanto ofensivas como defensivas. não através da luta e garra, mas através da sua cultura táctica. os seus passes medidos a regra e esquadro deliciam qualquer um. os seus livres perfeitos que parece que basta dizer onde se quer que se meta a bola.
desde que vejo futebol, é o jogador que mais me diverte, mais me faz sonhar. é, para mim, uma amostra de um atleta profissional exemplar: reservado fora dos relvados; no patamar dos deuses a nível táctico, técnico, físico e psicológico; e um campeão por natureza. apesar de ter no seu palmarés campeonatos italianos, supertaça italiana, liga dos campeões e o campeonato do mundo em 2006 (entre outros), o seu mais merecido título ainda não lhe foi atribuído: o de melhor jogador do mundo. injustiças do marketing.

acabando com outra citação, desta vez dos adeptos milaneses:
"Se Baggio é o príncipe do rabo-de-cavalo, então Pirlo é o nosso rei"

Sem comentários: